Nathan Vidal
CEO e Co-Founder da Pixelmade
Você já ouviu falar de nutrição de leads? Essa é uma estratégia que visa otimizar a jornada de compras dos seus clientes em potencial.
Dessa forma, será possível estimular que eles tomem a decisão de compra mais rapidamente. E o melhor é que você ainda pode otimizar a qualificação e fidelização deles.
Continue lendo esse post e veja o que é e como isso pode ajudar o seu negócio ao colocar a nutrição de leads em prática. Confira!
O que é nutrição de leads?
A nutrição de leads é uma estratégia de marketing digital que visa melhorar o relacionamento com clientes em potencial (os leads). Por meio dela, é possível fortalecer a imagem que a sua marca tem com os consumidores, estimulando assim o aumento de vendas.
Além disso, esse tipo de ação também ajuda a estimular a fidelização. Uma vez que os consumidores conhecem seus produtos e empresa mais à fundo, as chances de eles serem fidelizados são bem maiores.
Como a nutrição de leads pode ajudar o seu negócio?
A nutrição de leads pode ajudar o seu negócio no sentido de aumentar a taxa de conversão. Atualmente a grande maioria das pessoas pesquisa antes de comprar qualquer coisa, seja na internet ou em lojas físicas.
Por meio do fornecimento de conteúdos de qualidade, você conseguirá informar essas pessoas e mostrar que o seu produto ou serviço é a melhor alternativa. Tudo isso em conjunto com o fortalecimento da sua presença na web.
Como colocar a nutrição de leads em prática?
Se você deseja colocar a nutrição de leads, antes de qualquer coisa você precisa pesquisar e criar um planejamento. “Sair” publicando uma avalanche de conteúdo sem saber o que seus leads realmente querem só fará que você perca tempo e dinheiro.
É necessário estudar à fundo que tipos de dúvidas eles tem, e quais informações desejam obter. Além disso, também é importante definir uma a abordagem, linguagem, tipo de conteúdo e outros detalhes do gênero.
Existem algumas formas de você trabalhar a nutrição de leads. Veja abaixo:
E-mail marketing
É uma das abordagens mais precisas. Isso porque você irá trabalhar com um canal de contato direto com os clientes em potencial.
Outro diferencial desse tipo de estratégia é o fato de você conseguir segmentar suas mensagens. É possível criar uma lista apenas para clientes que abandonaram o carrinho do e-commerce, por exemplo, até aqueles que chegaram no site por meio de formulário.
Produção de conteúdo
Outra excelente forma de promover a nutrição de leads é por meio da produção de conteúdos de qualidade. É por meio deles que você poderá sanar as dúvidas dos consumidores e assim estimular que eles fechem negócio.
Redes sociais
As redes sociais também podem ser usadas para nutrir os clientes em potencial. Isso porque elas se tornaram poderosos canais de comunicação direta. Por meio delas, você poderá abordar os leads, e ainda melhorar a imagem da sua marca dentro da web. Afinal de contas, muita gente fica de olhos nas redes sociais da marca para saber se ela é boa ou não.
A nutrição de leads pode proporcionar excelentes resultados para o seu negócio. Por meio dela, além de qualificar os clientes em potencial, você ainda pode aumentar as suas vendas.